Skip to content

O Incêndio de Santa Maria

30/01/2013

Quantos deixariam de ir a um local se soubessem que os alvarás estão vencidos ou não existem? Não que alguém se preocupe com isso quando decide sair de casa para um bar, boate ou restaurante. Afinal, essa fiscalização é uma incumbência do poder público, que deveria ter a confiança do cidadão e não uma imagem de ineficiência e corrupção.
Quantos deixam de ir a um local que rotineiramente está superlotado, sufocante e cujo tratamento dispensado aos clientes não é exatamente de primeira qualidade? Todos reclamam de ônibus lotados, que nesses são tratados como gado. A diferença é que em um lugar se consente e no outro não? Em nome da “diversão” tudo é válido?
Quantos alvarás uma casa noturna precisa para funcionar? Três? Quatro? Prefeitura, bombeiros, polícia civil, vigilância sanitária, quem são os responsáveis? O que o cidadão espera é que, independente de quem os emita e quantos sejam, todos estejam em dia e que só tenham sido concedidos em total consonância com a lei.
A boate Kiss, local da tragédia, possuía apenas uma saída, apesar de decreto estadual (1998) exigir ao menos duas. Mesmo assim, recebeu os alvarás para funcionamento.
O delegado, como uma brilhante encarnação do Capitão Retrospectiva, disse que a boate não poderia estar funcionando em razão das diversas irregularidades. E por que, então, funcionava?
Fogos de artifícios, sinalizadores e instrumentos similares oferecem risco quando manuseados por profissionais. Por amadores então…
Diversos fatores combinaram para a ocorrência da tragédia e vários são os culpados. Que punições podem compensar a perda de mais de 230 vidas? Será esse incêndio um marco para uma mudança definitiva no país no funcionamento dos estabelecimentos abertos ao público ou tudo voltará à “normalidade” depois que o tempo esmorecer os brados por justiça (daqueles não relacionados com as vítimas, como normalmente ocorre)?
Por enquanto, a surpresa verdadeira é que não haja mais acontecimentos como esse com certa regularidade.
Capitão Retrospectiva

Anúncios

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: