Skip to content

Restrições ao Trânsito de Caminhões

06/03/2012

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, decidiu aplicar uma restrição a caminhões em vias da cidade, na tentativa de amenizar o problema de trafegabilidade. A resposta dos caminhoneiros foi prejudicar o fornecimento de combustível na cidade.

A restrição é benéfica a qualquer cidade de maior porte que enfrenta dificuldades com o trânsito. A Grande Florianópolis é um caso típico em que tal medida renderia bons frutos.

Tome-se, por exemplo, a Via Expressa, parte da BR-282 que liga o continente a Ilha de Santa Catarina. Há uma fila de caminhões todas as manhãs no horário de pico. Alguns ainda ocupam a faixa da esquerda, contrariando a regra de trânsito. O banimento desses veículos entre as 6h às 10h não é solução, por óbvio, mas ajudaria a aliviar o problema.

As prefeituras de São José e Florianópolis também poderiam impor restrições às operações de carga e descarga nas ruas do Centro e dos bairros próximos às universidades (Pantanal, Córrego Grande, Trindade, por ex.) no caso da segunda, e nos bairros mais movimentados, como Campinas e Kobrasol, para a primeira. Não há prejuízo ao comércio, apenas se exige uma adaptação no abastecimento das lojas e entrega aos consumidores.

Os veículos de grande porte também influem fortemente no péssimo trânsito na BR-101 no início da manhã e fim de tarde, problema que se pretende reduzir com o contorno da BR-101, (sabe-se lá) quando este estiver pronto.

Não se trata de liberar a rua para o trânsito dos veículos leves, mas tentar desatravancar um pouco o tráfego nos horários de maior movimento.

Anúncios

From → Trânsito

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: