Skip to content

Xenofobia Racista?

21/01/2012

Matéria de hoje no jornal O Globo aponta que o impedimento da entrada de mais haitianos no Brasil sem visto é uma repetição histórica. Afirma que a política nacional sempre tentou clarear a pele dos brasileiros através do incentivo da imigração europeia enquanto restringia a entrada de indígenas da África e Ásia, referindo-se a uma lei da década de 1890, pós abolição da escravidão. Ainda que haja forte carga racista no conteúdo da extinta lei, o interesse maior parece ser o de fomentar a imigração dos povos mais desenvolvidos à época, a fim de incrementar a produção e tecnologia no país. Mesmo sabendo-se que os imigrantes eram na maioria pessoas pobres em seus países que procuram oportunidades em uma nova terra.

Hoje, notícias informam que o governo pretende incentivar a chegada de cientistas, engenheiros e profissionais de diversas áreas sob a alegação de falta de pessoal qualificado no mercado interno. Ao mesmo tempo, pretende endurecer a concessão de visto para os haitianos que têm chegado a centenas – e já somam milhares – pela fronteira do Acre com o Peru.

O país não tem obrigação e nem condição de receber os haitianos. O Brasil cumpre o seu papel internacional ao enviar suas tropas para o Haiti, a fim de ajudar na reconstrução daquele país. Aceitar incondicionalmente a entrada desses imigrantes acarretará consequências negativas internas para a nação. A despeito da celebração do governo pelo estabelecimento do Brasil como a sexta economia mundial, o país é marcado por graves desigualdades sociais. E os haitianos se tornarão mais uma fração desse quadro, pois disputarão emprego com os mais desfavorecidos de nossa pirâmide social, ocasionando achatamento salarial – na construção civil, por exemplo – e desemprego. Aumentarão a carga do serviços de assistência social e, como é normal nessas condições, seguirá também um aumento localizado da violência.

Acusar o país de barrar os haitianos devido a um critério racial é leviano e irresponsável. Talvez alguns já estejam articulando a criação de uma bolsa-haitiano e, claro, como se beneficiar com isso.

Anúncios

From → Política

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: