Skip to content

Tosa de Porco

16/12/2011

Como se trata do jogo do bicho, nada melhor do que utilizar um animal para uma analogia. Como se diz no sul do país, a última operação deflagrada no combate à máfia do jogo paralelo foi como tosa de porco: pouca lã e muito berro.

Até rapel de helicóptero foi realizado para cumprimento de mandado de prisão. Chamativo, mas desnecessário e infrutífero. Operações que produzem muito estardalhaço acabam por repercutir na mídia, porém o resultado efetivo após os devidos processos legais acaba por ser mínimo.

Fato facilmente constatável. Basta esperar o carnaval e aqueles considerados chefões estarão junto de suas escolas de samba desfilando livres e impunemente. Os nomes são sempre os mesmos e não trazem qualquer surpresa para a população. Tampouco a presença de políticos e policiais na lista dos mandados de prisão.

Ainda que não fosse inviável, acabar com os desfiles de escola de samba não produziria resultado efetivo, pois, com certeza, as escolas não são as únicas formas de lavagem de dinheiro. Os falecidos bicheiros Castor de Andrade e Emil Pinheiro, por exemplo, também se imiscuíam no futebol, notoriamente através do Bangu Atlético Clube e Botafogo Futebol e Regatas, respectivamente.

Como outros crimes e contravenções, o jogo do bicho só prospera porque conta com a ajuda da população que participa da jogatina na esperança de auferir alguns trocados. Entretanto, não se trata de um jogo inocente, mesmo que se desconsidere a manipulação de resultados. O jogo do bicho financia quadrilhas, milícias, tráfico de drogas, corrupção e não são incomuns as notícias de assassinatos resultantes da disputa de poder entre os bicheiros.

Anúncios
One Comment
  1. Optei em assistir ao filme ao inv s do grande desfile das escolas de samba de São Paulo, e acredito que tenha feito um ótimo negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: