Skip to content

Cinegrafista Morto

06/11/2011

Finalmente aconteceu.

O cinegrafista Gelson Domingos foi atingido por um disparo durante cobertura de uma ação policial e faleceu. A emissora, TV Bandeirantes, informou que “toma todas as precauções para esse tipo de cobertura”, o que, na verdade, quer dizer dar um colete balístico ao profissional. Colete impróprio para a proteção de tiros de fuzis, um dos quais extinguiu a vida do cinegrafista. E sabe-se que o emprego desse tipo de armamento não é incomum pela bandidagem no país, mormente no Rio de Janeiro.

O funcionário não foi, simplesmente, mais uma vítima da violência, conforme quer atestar a emissora. Ele foi vítima da irresponsabilidade desta. A TV Bandeirantes é uma das emissoras que se “especializou” na cobertura do chamado mundo cão. No Brasil, a fórmula se popularizou com o jornal “Aqui, Agora” do SBT, que estreou em 1991 e trazia em seu rol de repórteres nomes como Gil Gomes, Celso Russomano, Wagner Montes e Jacinto Figueira Júnior, conhecido como o Homem do Sapato Branco.

Quase totalidade das reportagens que acompanham a polícia não revelam qualquer informação útil ou mostram qualquer ação hollywoodiana, como devem desejar seus telespectadores. Da mesma forma que os pastores que fazem shows de exorcismo, os repórteres tentam constantemente manter o suspense, deixando o telespectador convicto de que a qualquer momento algo poderá mesmo acontecer. Enquanto isso o apresentador tece seus comentários indignados, faz perguntas inócuas aos seus correspondentes e anuncia seus patrocinadores.

Essas equipes de reportagem tornaram-se mais um estorvo para o já difícil serviço do policial, que além de se preocupar em salvar a própria pele, tem que ficar constantemente evitando ser atrapalhado pelas equipes. Se ele for muito bom, ainda irá se preocupar que a equipe também escape ilesa.

Sem dúvida essa morte será devidamente explorada pela mídia, especialmente a própria Bandeirantes, que já deve estar montando um especial com as coberturas mais arriscadas feitas pelo cinegrafista e não será muita surpresa tachá-lo de herói. E ainda será defendida a continuidade da missão de trazer a informação a qualquer custo ao telespectador.

Anúncios

From → Televisão

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: