Skip to content

Gears of War 3

24/09/2011

Um dos jogos mais esperados do ano, este exclusivo do X-Box 360 não decepciona os fãs.

O jogo encerra a trilogia da guerra da humanidade contra os Locusts, uma raça subterrânea que emergiu há vinte anos destruindo e matando tudo em seu caminho. É um final satisfatório para a saga, embora não responda a todas as perguntas.

Os gráficos são excelentes e mostram uma grande evolução desde o início da série. Todavia, um polimento exagerado dos personagens acabou dando um ar muito artificial a alguns deles. O planeta Sera está em um estágio pós-apocaliptico devido à guerra e pode-se sentir isso no detalhe dos cenários, na munição quase escassa e na busca por suprimentos e equipamentos que preenche a campanha.

A campanha tem ação quase ininterrupta entrecortada por cenas de narrativa. O jogo traz referências da própria série, como no suspense sobre o destino de Clayton Carmine, cujos dois irmãos tombaram nos primeiros jogos. A desenvolvedora Epic Games chegou a promover uma enquete para saber se ele deveria ou não morrer. Também flerta com os gêneros de zumbis e de sobrevivência, e parece ter se deixado inspirar em algumas passagens por Mad Max. É menos claustrofóbico que os primeiros e, por vezes, parece até um jogo diverso.

Dos novos personagens, Sam passa a brigar com Baird pela liderança do sarcasmo na equipe, e os diálogos entre os dois trazem boa dose de humor. Carmine deveria ter sido melhor aproveitado e poderia ter feito toda a parte que foi preenchida por Jace, um personagem sem carisma e propósito. E os novos inimigos também trazem algumas surpresas.

A real força do jogo está no modo multiplayer. O modo cooperativo de quatro pessoas para a campanha fará que esta traga experiências novas a cada partida, assim como o modo arcade, que dá pontuação aos jogadores. Os modos verus foram melhorados e o modo horda traz atrativos que devem fazê-lo o preferido de muitos. Ainda, a novidade do modo besta, em que os jogadores tornam-se o inimigo e tentam eliminar os heróis humanos.

Gears of War 3 é fantástico naquilo que sempre fez melhor: cobertura, movimentação de uma proteção para a outra, a ação frenética e o sentimento de que as chances estão sempre contra.

É um jogo mais fácil do que os primeiros e que não maltrata o jogador, deixando-o empacado em alguma parte. Porém, dada a quantidade de inimigos, nos níveis mais difíceis o desafio deve ser bem considerável. A inteligência artificial dos companheiros é muito boa, o que ajuda bastante, assim como a dos inimigos, apesar que, devido à movimentação intensa, em alguns momentos acabam por ficar do lado errado da cobertura.

Deve ficar entre os três melhores do ano, isso se não ocupar a primeira posição.

Anúncios

From → Jogos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: