Skip to content

Florianópolis Travada

05/09/2011

O Diário Catarinense noticia que “Florianópolis pode virar a capital do estresse no trânsito”.

Em matéria de trânsito, Florianópolis é uma pequena São Paulo. Com o agravante de não possuir rotas alternativas como as cidades de maior porte como a capital paulista, o Rio de Janeiro e Curitiba, por exemplo, fazendo com que as principais vias, na maior parte dos percursos, sejam a única opção.

O problema dos dias úteis acaba por acontecer também nos finais de semana. Basta haver algum evento para um passeio familiar transformar-se em dor de cabeça. Shows, eventos esportivos, exposições, obras de manutenção fazem com que a melhor opção do fim de semana seja ficar em casa. Alguns locais, mesmo sem acontecimentos especiais, são rotineiramente quase intransitáveis, como a Lagoa da Conceição.

Mesmo com as férias escolares, a situação piora no verão com a chegada dos turistas. Que estes se preparem para passar boa parte dos passeios presos no trânsito dentro de um automóvel. Para os que se aventuram sem carro, boa sorte na espera dos ônibus com seus horários escassos e com o calor dentro deles, que também ficarão presos no trânsito, pois carecem de rotas preferenciais.

Esse problema não é exclusivo da capital catarinense, visto que a Grande Florianópolis inteira padece da mesma rotina. Quando as casas de show de Biguaçu e Palhoça pretendem algo de maior vulto, as BR-101 e 282 tornam-se o caos. Não que o dia-a-dia já não seja um pandemônio.

Quando convidadas a colaborar com melhorias para o trânsito, as prefeituras, como a de São José, eximem-se de responsabilidade, preferindo transferi-la a outros organismos. E, quando tomam decisões, costumam não acertar ou repetir velhas medidas sem criatividade, como a construção de viadutos, que logo se tornarão novos pontos problemáticos.

Anúncios

From → Trânsito

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: