Skip to content

Mentalidade Retrógada

01/09/2011

A mentalidade provinciana de Florianópolis ataca novamente.

Desde que foi construído o Terminal de Integração do Centro (TICEN), os comerciantes do antigo terminal reclamam que a retirada dos ônibus do local prejudicaram suas atividades. O assunto é matéria recorrente no noticiário local.

A solução da prefeitura foi, não inesperadamente, a pior. Resolveu-se transferir algumas linhas de volta para o velho terminal. Analisando a lista, percebe-se que a maior parte das linhas vem de bairros mais humildes.

O TICEN foi criado para melhorar o escoamento dos coletivos e facilitar o deslocamento daquelas pessoas que necessitam pegar mais de um ônibus para chegar ao seu destino. A transferência provavelmente prejudicará o trânsito em geral com mais ônibus partindo de locais diferentes e aumentará o percurso à pé daqueles que necessitam utilizar mais de uma linha.

Se a prefeitura sentiu necessidade de aumentar a circulação de pessoas no local, a melhor alternativa seria revitalizar a área e não voltar a um velho problema. O terminal antigo poderia ser colocado abaixo e a área transformada em um atrativo para os pedestres, aumentando a circulação e assim atendendo o pleito dos comerciantes – basicamente lojas de bugigangas, pequenos bares e camelôs. Ao invés, prefere-se ver o lado de alguns poucos em detrimento de muitos. O prefeito Dário Berger, a partir de seu contestado vice-prefeito e secretário de tranportes João Batista Nunes, opta pelo que lhe parece mais fácil e não pelo melhor, dentro do pouco alcance da visão míope de sua administração.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: