Skip to content

As Crônicas de Gelo e Fogo

29/07/2011

A série televisiva Game of Thrones da HBO é a adaptação da série de livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin.

O primeiro livro da série é A Guerra dos Tronos, seguido por A Fúria dos Reis. Martin, para alguns, é um J. R. R. Tolkien moderno, com um tom bem mais adulto do que o autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Uma característica de Martin é que ele parece não ter muito apego a seus personagens, mesmo os principais, que morrem sem piedade ao longo da trama. Esta é uma constante busca pelo poder político, recheada de traições, enquanto um perigo sobrenatural se desenvolve ao norte dos Sete Reinos. Os momentos de fantasia são, apesar de trazer reviravoltas ao enredo, os mais fracos da estória até aqui. O estilo de narrativa é interessante, pois passa por vários personagens e suas visões sobre os acontecimentos, embora possa ser um pouco enfadonha se o leitor não se tornar fã de determinado personagem em particular.

Martin também não se prende muito na descrição das batalhas que permeiam o livro, ao contrário do mestre do cenário medieval, o inglês Bernard Cornwell, romancista histórico e autor das séries As Crônicas de Artur, As Crônicas Saxônicas e As Aventuras de Sharpe, entre outros trabalhos.

Ao menos na tradução brasileira, Martin usa algumas expressões de maneira repetitiva, o que cansa um pouco a leitura. “Não desprovido de gentileza” parece ser a preferida. Ainda na edição brasileira, o segundo livro, A Fúria dos Reis, possui alguns erros ortográficos e de digitação, dando a impressão de que o livro foi apressado para acompanhar o interesse despertado pela série televisiva.

“Este vasto mundo está cheio de pessoas que querem ajuda, Jon. Seria bom que algumas encontrassem coragem para se ajudar a si próprias. Craster está deitado no seu sótão agora mesmo, fedendo a vinho e inconsciente. Sobre a sua mesa, na parte de baixo, há um machado novo e afiado. Se fosse eu, chamaria isso de ‘Prece atendida’ e daria um fim nele.”

(Lorde Jeor Mormont, em A Fúria dos Reis, p. 245.)

Anúncios

From → Livros

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: