Skip to content

Uma Lição Eterna

27/05/2011

Este tópico contém resumo de um trecho do livro Os Pequenos Homens Livres, de Terry Pratchett. Não compromete ou revela a trama da estória principal.

O cachorro premiado do barão foi pego matando ovelhas, e a lei local dizia que cães que matassem ovelhas deveriam ser mortos. Não querendo perder o cachorro, o barão quis que a sábia local encontrasse uma maneira de salvar seu cão. Enviou um criado com prata e, depois de rejeitada a oferta, seu inspetor com ouro, que também foi rejeitado. Então, o barão foi pessoalmente ter com a sábia, que lhe perguntou se ele trazia prata ou ouro. Ele negou, dizendo que trazia apenas sua súplica, e ela aceitou ajudá-lo. Determinou que o cão fosse levado ao grande celeiro no dia seguinte.

Chegada a hora, toda a população esperava ansiosa, e a sábia chegou trazendo uma ovelha e sua cria recém-nascida. Colocou-as no celeiro e disse para que o cão fosse preso com elas. Em alguns instantes, ouviram o cão ganir duas vezes após dois sons de pancadas. O celeiro foi aberto e, enquanto tentava escapar, o cão foi novamente acertado pela ovelha. Caiu e ficou quieto, esperando o perigo terminar, e, assim, sobreviveu. A sábia disse que era o suficiente e foi falar com o barão. Explicou que para ele a lei poderia ser mudada com apenas uma palavra, mas que ele pensasse bem, pois naquele dia ele, assim como cão, aprendera a lição do que acontece quando uma ovelha se revolta. A partir dali, o barão tornou-se mais educado com as pessoas, seu inspetor, mais tolerante, e a vida ficou mais fácil de um modo geral.

Este conto inserido dentro da trama do livro mostra aquilo que todo governante sabe, mas facilmente esquece: o povo é quem legitima o poder. Por isso, aquele que governa deve sempre observar como seu povo é tratado sob pena de revolta. Nenhum homem detém poder suficiente para se eternizar em uma tirania. Assim sempre foi na história da humanidade e sempre será.

Anúncios

From → Livros, Política

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: