Skip to content

Bin Laden está morto.

02/05/2011

O maior inimigo dos Estados Unidos, quase dez anos depois de desencadear o maior golpe contra aquela nação, foi morto.

Bin Laden e seu grupo não fizeram apenas vítimas diretas. Duas guerras foram lançadas como consequência de seus ataques e ainda hoje deixam vítimas em vários lados. Osama se tornou o rosto da liderança de um grupo, Al Qaeda, cujo objetivo parece ser a disseminação do ódio contra tudo aquilo que não pertença a sua crença. É quase impraticável que alguém externo a ele possa realmente compreender seu intento.

Matar Bin Laden pode ser a concretização da vingança norte-americana, mas, tanto tempo depois, soa quase indiferente – uma curiosidade – para o resto do mundo que não esteja envolvido diretamente.

Os norte-americanos não deveriam sair para as ruas para apenas comemorar a morte de seu inimigo, se é que há realmente algo a comemorar, mas também exigir que a morte dele marque o fim de mais desperdício de vidas e dinheiro. E que a política de seu país busque a cooperação internacional e a diminuição dos antagonismos, e não a criação de novos inimigos.

Ficam várias perguntas sem respostas imediatas. As tropas estrangeiras deixarão por completo o Afeganistão e o Iraque? A Al Qaeda ressurgirá com um novo líder e novos ataques ou outro grupo tomará seu lugar? O caso da certidão de nascimento de Obama perderá a importância enquanto sua reeleição ganha força pelo episódio? Um vitória a tamanho custo ainda é uma vitória?

“Quando se vence uma guerra, celebra-se ficando de luto.”

(Tao Te Ching)

Anúncios

From → Mundo

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: